Um pouco sobre
O ladrilho hidráulico é um piso feito de forma artesanal e produzido inteiramente a mão, peça por peça, pequenas diversidades nos desenhos e formas são as expressões mais características e fortes desse tipo de processo artesanal, o que confere uma personalidade única ao ladrilho, assim os tornando diferentes uns dos outros, logo, impõe ao ambiente um charmoso ar rústico, passando a impressão de aconchego ao local.
Rejunte ideal
Tem como tradição o assentamento com junta seca, o que faz com que não tenha espaçamento para ser dado entre as peças. Por serem assentados com juntas bem estreitas, possuem em seu acabamento um resultado extremamente positivo e evitam a necessidade de correções futuras em relação a isso. Caso ao final da instalação do ladrilho venha a ocorrer uma pequena fresta entre uma peça e outra e o cliente queira vir a fazer alguma correção, é recomendado que utilize o rejunte da cor da peça a qual foi escolhida (e que o rejunte seja de cerâmica).
O ladrilho, em oposição a cerâmica, não possui película (costumamos chamar de esmalte), então é importante mentalizar a equação rejuntar mais limpar é igual a um ladrilho impecável (e sem estresse quanto a um rejunte grudado no piso, porque após secar, não sai mais, o que irá fazer com que tenha que lixá-lo a máquina).
Materiais Necessários
- Régua de Alumínio
- Esquadro
- Broxa
- Nível de Bolha
- Resina Impermeabilizante (hidrofugante)
- Argamassa
- Cimento
- Rejunte
- Desempenadeira de Madeira
- Desempenadeira Dentada
- Água
- Espátula de EVA
- Vassoura de Pelo
- Pano Seco
- Rolo de Tinta
Preparação: isolamento e impermeabilização
Apesar de poder ser feito pela pessoa que o comprou, ou até mesmo por um pedreiro, recomendamos procurar por instaladores experientes, o instalador também deve ter prática de nivelamento, já que as espessuras possuem variantes, as diferenças precisam ser compensadas com massa colante, fazendo com que o produto fique bem nivelado, o ideal também seria impermeabilizar o contrapiso (lembrando que o ladrilho é poroso) e utilizar um cimento branco estrutural no assentamento em caso de peças claras.
Uma dica valiosa: encere peça por peça antes de ser colocada, também é importante devido a decoração, montar a forma a qual melhor se adapta ao gosto do comprador, também é recomendado que somente retire os ladrilhos da caixa na hora da colocação do mesmo, o que impedirá riscos e arranhões na peça.
Dois dias após a instalação, é aplicada três camadas de resina acrílica apropriada para o material, devendo possuir uma folga de oito horas entre as aplicações das camadas, o que o torna impermeável, também o protegendo de manchas futuras.
Manutenção
No dia a dia a limpeza deve ser feita somente com sabão neutro e água. Periodicamente, pode usar cera incolor líquida (ajuda na impermeabilização).
Resistência
O ladrilho possui alta resistência a desgaste, possui recomendação devido a isso para calçadas com grande fluxo de pessoas, como as públicas, por exemplo.
Dicas
Nunca utilize produtos que possuem ácidos e abrasivos, eles causam a destruição da camada superficial da peça, o tornando áspero e aumentando a probabilidade ao desgaste (também aumenta a absorção da sujeira).
Confira outros dicas aqui no blog ou visite nossa loja virtual.