Você já parou para pensar nos riscos de escolher o piso para rampa de garagem errado? As chances de ter um acidente são enormes, sem contar os possíveis prejuízos de colocar um carro em superfícies lisas.
Muito se fala sobre o piso de cômodos internos, mas a maioria se esquece do piso da rampa de garagens. É por isso que vamos te ajudar a escolher a opção ideal, promovendo segurança e comodidade!
Como escolher o piso para rampa ideal?
Os pisos para rampas de garagem precisam, basicamente, de dois elementos centrais para assegurar a comodidade dos moradores.
O primeiro é a resistência do material. Não adianta escolher o piso mais bonito, se ele não aguenta o desgaste do contato regular com as pessoas e principalmente com pneus. É essencial que o piso suporte o peso do seu carro.
O segundo é a aderência aos pneus. Para que o veículo fique parado, o piso não pode ser derrapante. Inclusive, o descuido pode gerar uma série de acidentes.
Excelentes opções para a sua garagem
A seguir, separamos alguns pisos de rampa interessantes para quem quer apostar na opção correta. Com esses produtos, você evita qualquer erro. Observe:
Granito bruto
O granito bruto é bastante utilizado em pisos de rampas para garagens, principalmente por conta de sua resistência. De fato, o material é muito espesso e endurecido, inclusive evitando a infiltração de água.
Como a superfície é rugosa, a recomendação desse piso é para quem tem um carro de grande porte. Assim, você aposta em uma garagem antiderrapante, que aguenta o maior dos pesos.
Ladrilhos hidráulicos
O ladrilho hidráulico é uma opção bastante popular, e pode ser identificada através de pequenos blocos retangulares no piso. Uma das vantagens é o seu poder antiderrapante, que oferece segurança adicional aos veículos pesados.
Esse piso para rampa também é um dos mais resistentes do mercado, aguentando impactos de carros e pessoas caminhando por ali sem sofrer os desgastes. Você consegue um maior tempo de manutenção através da escolha.
Pedra portuguesa
Revestir uma garagem com pedras é sempre uma boa ideia se a sua preocupação é a resistência do piso. Disponível em várias cores, a pedra portuguesa é a escolha certa para quem quer dar um toque especial ao ambiente.
Como a estrutura é composta de rejuntes das pedras, você consegue uma excelente aderência aos pneus dos veículos. É uma opção especialmente interessante para os moradores que possuem carros grandes.
Piso grama
Também conhecido como concregrama, o piso para rampas em questão é composto de grelhas de concreto com pequenos tufos de grama no interior. É uma excelente pedida para quem quer ter uma garagem com boa aparência.
Além de ser resistente e antiderrapante, o piso grama tem poder semipermeável. Isso significa que você não precisa se preocupar com as infiltrações ou acúmulo de água em dias chuvosos.
Piso cerâmico
O piso cerâmico é popular, apenas de ter uma resistência relativamente baixa. Por sua aparência lisa, a cerâmica é a última opção de muitas pessoas.
Na realidade, se o piso de rampa for de um material legítimo, a resistência não se torna perigosa aos moradores. Existe, também, a opção de piso cerâmico emborrachado, para quem tem um veículo grande.
Uma das maiores vantagens desse tipo de revestimento é a praticidade na hora da limpeza.
Piso de concreto
Com a opção de acabamento antiderrapante, o piso de concreto é ideal para quem está querendo economizar. O material é bastante básico, tem resistência média, mas consegue durar anos se os cuidados corretos forem tomados.
Uma das vantagens, além do preço, é a facilidade no momento de retirada. Se você quiser, é possível até utilizar o concreto como contrapiso em mudanças de decoração.
Conclusão: Escolha a melhor opção para a sua garagem!
As opções escolhidas aqui são as mais seguras e populares para garantir uma boa aderência e nenhuma chance de derrapamento dos veículos. Cuidado ao selecionar um piso e verifique as suas demandas antes de começar!