Decoração de sala: dicas criativas e baratas

Decoração de sala: dicas criativas e baratas

4 de julho de 2019 0 Por Portal Chaves na Mão

Quem está a procura de apartamento à venda ou então já está com as chaves da casa nova em mãos começa a planejar como serão os ambientes que vão compor o seu lar. As atenções se voltam para cada um dos cômodos, que deve ser composto com um misto de características pessoais e funcionalidades.

No entanto, um deles é bastante desejado pelos novos moradores. A sala de estar sempre recebe uma atenção especial e é o local de maior interação, seja com os moradores da casa, seja com os visitantes.

Por isso, esse ambiente precisa mostrar muito da personalidade de quem mora no local, se tornar único para os olhos de todos por ali passam. Mas a grande dificuldade de criar esse espaço é o dinheiro. Algumas pessoas acham que estilo, personalidade e sofisticação são uma fórmula bastante cara.

Para te ajudar a entender como decorar a sua sala de forma criativa e barata, separamos algumas dicas infalíveis para você acertar no estilo, mas sem pesar no seu bolso. Preparado? Então vamos lá!

O tamanho do ambiente é fundamental

Antes de mais nada, você já deve ter visto algumas dezenas de salas decoradas em diversos showrooms de imóveis, não é mesmo? Você também deve ter reparado que todos os elementos desse cenário funcionam e cabem muito bem no espaço no qual está dividido.

Por esse motivo entender o tamanho do espaço que você tem para a sua sala é fundamental antes de começar a decorar. Pegue a planta ou meça o cômodo para entender qual a metragem ideal para os móveis e como dispor os elementos dentro desse ambiente de forma simpática e não conturbada.

A dica é utilizar bem todos os espaços que você tem, se existem divisórias ou detalhes da construção que precisam ser levados em consideração na hora da decoração, eles precisam ajudar a imprimir o seu estilo no local.

Use objetos recicláveis na decoração

Para quem busca baixo custo e sofisticação, a palavra de ordem é reciclagem. Os móveis e acessórios que podem ser produzidos com matéria-prima a base da reciclagem tornam o ambiente único e personalizado.

Basta deixar a imaginação fluir e ser criativo. Reaproveitar aqueles objetos que não estão mais sendo usado para criar uma nova funcionalidade e até mesmo decoração. Os melhores exemplos são sofás e mesas produzidos com caixotes de madeira. As garrafas também podem virar luminárias ou vasos para as suas flores.

Organize tudo que você não usa mais e comece a ter ideias, elas podem abrilhantar a sua decoração e trazer muita personalidade ao ambiente. Se você joga fora, muitas pessoas com dom artístico produzem acessórios e móveis a partir do lixo.

Reformas e uma nova cara

Se você enjoou da sala e quer mudar tudo, não precisa jogar fora o que já tem e ir até uma loja para comprar tudo novo. É possível ter uma sala nova, sem precisar comprar nenhum novo item para o ambiente.

A dica de decoração barata e personalizada parte da sua criatividade. Reforme os seus móveis e acessórios, dê a eles novas cores, estampas, capas, essas simples atitudes tornam o velho em novo.

Você pode ler alguns cases de sucesso com a reciclagem, que até mesmo as casas podem ser construídas a base de garrafas pet. É possível sim redecorar um sofá ou uma estante com pouco investimento e muita personalidade.

Blocos de concreto constroem móveis

Mãos a obra! Você pode construir os seus próprios móveis com pouco investimento.  Os blocos de concreto estão aí para te ajudar a construir a base da sua estante, sofá, cama e até prateleiras. E isso ainda rende ao seu espaço um estilo rústico e minimalista.

Uma ideia possível com esse tipo de produto é criar um rack para colocar acessórios e o televisor, por exemplo. Você pode ser criativo e combinar os orifícios com as partes lisas para dar mais personalidade a sua decoração.

Os caixotes de madeira decoram a casa

Madeira é um dos materiais mais reutilizáveis para construir belíssimos móveis reciclados. Hoje, já é possível comprar os caixotes de madeira, por exemplo, na internet. Com eles você pode montar o sofá, a estante, mesa de centro, tudo que sua imaginação permitir.

Esse estilo de decoração é cada vez mais moderno e barato. É uma tendência para os próximos anos, já que as pessoas começaram a dar mais atenção ao meio ambiente e reutilizar matéria-prima.

Os pallets deixaram os mercados e invadiram as casas

Antes somente utilizados para transportar mercadorias ou para expor produtos no mercado. Mas agora, os pallets ganham espaço nas decorações modernas e acessíveis para vários cômodos da casa. Na sala, eles podem ser a estrutura do sofá e da mesa de centro, por exemplo. Eles podem ser encapados, pintados, adesivados, o que fazer com os pallets depende do gosto e criatividade do cliente.

É possível fazer um sofá com os pallets reaproveitados e compor o ambiente com almofadas antigas que podem ter a sua capa substituída, de acordo com o estilo que você quer criar no ambiente.

Novas paredes com azulejos adesivos

Você pode fazer uma bela parede do chão ao teto com a temática que você escolher, sem precisar fazer sujeira e nem gastar muito dinheiro. Os adesivos simulando os azulejos mudam completamente o ambiente e trazem muita elegância a decoração.

Essa é uma ideia criativa que pode ser adotada em qualquer cômodo da casa. Na sala, é bem comum a criação de painéis na parede ou acabamento próximo e entre os móveis.

Para mudar a decoração da sua sala de forma barata é preciso que você tenha ideias criativas e defina um estilo o estilo pessoal que busca imprimir no ambiente. Separe móveis, acessórios e produtos recicláveis que podem te ajudar nessa tarefa e mãos a obra.

Que tal, gostou deste post com dicas para decorar a sala gastando pouco dinheiro? Então compartilhe este texto com os seus amigos usando as suas redes sociais!

5/5 - (1 vote)