Ladrilho hidráulico: onde usar

Ladrilho hidráulico: onde usar

24 de maio de 2018 0 Por Mosaicos Amazonas

O ladrilho hidráulico é também conhecido como mosaico ou piso hidráulico, teve seu auge nas décadas de 40 e 50.

Atualmente, voltou com tudo para os novos lares, sendo um símbolo do bom gosto e personalidade própria o mosaico proporciona diversas configurações de modelos, desenhos e cores, além de ser extremamente versátil e durável.

Ademais, para quem está ligado no apelo ecológico dos tempos de hoje, o ladrilho é uma opção sustentável para nossas casas, sendo feito com base de cimento, pó de mármore, areia e pigmentos, é um processo cem por cento artesanal onde para sua finalização utiliza-se água, assim, não há queima, sendo um procedimento comum na criação de azulejos e cerâmicas.

Além de contar com diversas opções de estampas, cores e formas geométricas, o ladrilho possui uma superfície lisa e também fornece alta resistência ao passar do tempo, o que lhe confere alta durabilidade em vista da maioria dos pisos.

Mais uma vantagem é que no Brasil por ser constituído de um clima predominantemente tropical quente, tal piso confere ao cômodo um bom revestimento o que contribui para deixá-lo mais fresco. Uma ótima ideia para quem gosta de arte é utilizá-lo em forma de patchwork na parede, como se fosse um quadro ou uma obra de arte. Também é possível transformar a composição em uma cabeceira de cama, o que confere um ar moderno ao local.

ladrilho patchwork

O patchwork deste ambiente está em perfeita harmonia com a madeira da bancada.

Fonte: Facebook Cerâmica Antigua

 

Podendo ter sua aplicação feita das mais variadas formas e em diversos ambientes, a principal característica do revestimento na forma de patchwork é que você pode utilizar diversas combinações, sendo livre para soltar a criatividade o que tornará sua decoração exclusiva. Lembrando que o termo patchwork vem do conjunto de diversos tecidos, retalhos e formas, que costurados juntos formam uma composição única.

 

Mais uma dica: este tipo de piso é antiderrapante e fácil de limpar, o que confere uma segurança extra para quem tem crianças pequenas e idosos em casa.

ladrilho hidráulico no quarto

Na imagem acima perceba a moldura feita em ladrilhos formando a cabeceira da cama

Fonte: Revista Casa e Jardim

 

Dicas de onde usar ladrilho hidráulico

 

Cozinhas: em ambientes que são menores, o ideal é utilizá-lo em uma parede usando como fundo ou painel, contornando móveis e eletrodomésticos como o fogão ou no piso.

ladrilho hidráulico na cozinha azul

Fonte: HGTV Decorating Ideas and Deseign For Home

 

ladrilho cozinha

 

Salas: Em locais como as salas, os ladrilhos hidráulicos são utilizados principalmente como criação de tapetes decorativos, o revestimento além de adicionar cor, adiciona certa sofisticação ao espaço, lembrando que deve-se ficar atento quanto ao layout do lugar e mobília para que não fuja do contexto.

Fonte: Iberia Tiles

ladrilho na sala

Fonte: Bisazza

 

Quartos: Nos dormitórios, o ladrilho aplicado no piso é indicado para ambientes um pouco mais rústicos (sítios, fazendas e casas de praia), lembrando que como citado acima, fica um charme como cabeceira de cama.

ladrilho no quarto

Fonte: Alejandro Marranzini

 

Banheiros: No caso de banheiros, ficam lindos se utilizados com moderação, podem ser aplicados no chão, boxe ou em uma parede, por exemplo. O uso em demasia pode causar um efeito “pesado” no local.

ladrilho no banheiro

Fonte: Mhouseinc

ladrilho no banheiro azul

Fonte: Andrea Chicharo

 

Exteriores: em áreas externas o ladrilho pode aparecer como complemento na decoração de áreas de lazer, jardins, piscinas e churrasqueiras, também pode ser aplicado em garagens devido sua resistência ao peso.

 

ladrilho para varanda externa

Fonte: Butzke

ladrilho hidráulico na parece

Fonte: Biarari & Rodrigues

 

Dica: o ladrilho combina muito com móveis rústicos, podendo ser utilizado facilmente como decoração e tampões de mesa.