Obras históricas com ladrilho hidráulico

Obras históricas com ladrilho hidráulico

8 de junho de 2018 1 Por Mosaicos Amazonas

O ladrilho hidráulico é um tipo de revestimento que surgiu na Europa e teve seu momento de grande sucesso no fim do século XIX e boa parte do XX. Grandes castelos europeus foram adornados com tais peças que hoje representam referência histórica. Confira abaixo algumas obras históricas com ladrilho hidráulico no Paraná.

Naquela época existia apenas a cerâmica e o mármore e o ladrilho surgiu como uma opção, que na época era mais barata, além de possuir grande beleza e conferir destaque as obras. Apesar de ter surgido na Europa logo ficou conhecido em outras regiões como Rússia e Inglaterra onde também ganhou muito adeptos e fez muito sucesso.

Sua fabricação é feita de forma artesanal até hoje. As peças são feitas uma a uma assim como antigamente.

No Brasil as peças chegaram no século XX trazidas pelos italianos e em Curitiba – PR encontrou muito espaço para ser amplamente utilizada em obras imobiliárias da época. Ainda hoje existem muitas obras históricas que nos remontam a outras épocas.

Solar do Barão – Curitiba – PR

ladrilho hidráulico curitiba

 

O Solar do Barão é um complexo cultural que reúne no mesmo local um museu de fotografia, museu de gravura e uma gibeteca. Nesse local ocorrem exposições artísticas nacionais e internacionais, são dispostos ateliês de gravura, lojas que comercializam obras artísticas e cursos de artes visuais.

gibiteca - ladirlho hidráulico salao do barao

Ainda há espaço para um centro de documentação e pesquisa, um auditório onde ocorrem discussões voltadas para a cultura e ainda há uma grande e suntuosa biblioteca.

O Solar do Barão foi construído por volta de 1880 para o Barão do Serro Azul como era conhecido Ildefonso Pereira Correia. O projeto foi realizado por construtores e projetistas italianos que deram a obra padrões vigentes na época.

Anos mais tarde o solar seria ocupado pelo exército nacional que o dominaria por quase 100 anos até que prefeitura viesse a compra-lo com a intenção de mantê-lo preservado. A partir de então o local passou a ser utilizado com o objetivo de promover cultura, arte, criação e experimentação.

ladrilho hidráulico - exposição

O ladrilho hidráulico está presente por toda a obra e durante a visitação é possível fazer uma viagem no tempo proporciona pelo uso das cores, formas e mosaicos que resultam na sensação de estar em outra época.

Museu da Imagem e do Som – Curitiba – PR

Entre os anos 1870 e 1890 foi construído o edifício onde hoje é localizado o Museu da Imagem e do Som do Paraná. A obra foi executada sob responsabilidade de um engenheiro italiano de nome Ernesto Garcia. Os ares da obra nos remetem facilmente as obras arquitetônicas comuns na época. No ano de 1977 a obra veio a ser considerada patrimônio histórico e cultural e o objetivo de sua existência é preservar a memória de cunho audiovisual do estado do Paraná.

No interior do museu contem milhares de referências históricas a época como fotos, negativos, áudios, vídeos e muito mais. Logo na entrada o ladrilho hidráulico pode ser notado em diversos locais da construção como escadas, paredes e pisos.

Palacete dos Leões – Curitiba – PR

O palacete dos Leões foi construído para servir de residência para uma família muito importante da época. Tal família tinha negócios voltados para o mate que na época era muito popular e estava movimentando muito dinheiro.

ladrilho hidráulico no palacio dos leoes

 

Na época as construções remetiam aos grandes palácios com estilo eclético, renascentistas e barroco. O projeto foi elaborador e executado pelo engenheiro Dr. Candido Ferreira de Abreu que era muito conhecido e renomado na época.

Mais tarde o palacete foi utilizado como ponto de encontro para importantes políticos, inclusive presidentes, e empresários que comercializavam o mate. Finalmente foi comprado pelo IBM do Brasil que construí ali a sede de sua empresa, no entanto foi reaberto somente em 2005 já como o Palacete dos Barões usado como espaço voltado a cultura.

As paredes do local são elaboradas com mosaicos feitos com o ladrilho hidráulico. Os mosaicos também se fazem presentes formando verdadeiros tapetes luxuosos e requintados que se estendem por toda a obra.

Atualmente o palacete está aberto a população e não tem fins lucrativos.

Universidade Federal do Paraná – Curitiba PR

Passear sobre os pisos coloridos e antigos presentes na Universidade Federal do Paraná em Curitiba é o mesmo que viajar no tempo. A beleza presente debaixo dos pés dos visitantes não deixa margem para duvidas de que esse é um prédio histórico.

piso universidade federal do parana

A referência as épocas coloniais são óbvias e muito claras tanto que o local é considerado uma obra histórica que possui diversos elementos muito utilizados em outras épocas, inclusive o ladrilho hidráulico.

Essas peças coloridas, harmoniosas e elegantes ajudam a contar a história da época. O final do século XIX foi um período em que a grande Curitiba recebia milhares de imigrantes europeus que chegavam ao país e que traziam muitas novidades.

Antes da chegada desses imigrantes o material que mais se utilizava no piso eram as tabuas de madeira e aos poucos o ladrilho hidráulico foi ganhando espaço até que se tornou o revestimento mais utilizado.

Esse sucesso e ascensão foi garantido pela alta durabilidade independente de ser utilizado nas áreas internas ou externas das edificações. Muito resistentes a água, o ladrilho hidráulico é muito durável e por isso a qualidade e beleza da obra persiste até hoje.

Como você pode perceber, o estado do Paraná foi um local que contem muitas obras históricas que são capazes de auxiliar a recontar a história do país na época colonial e demonstra a grande capacidade do ladrilho hidráulico na época.

Andando pela cidade é fácil encontrar várias obras que dão ares coloniais ao local e em boa parte delas o ladrilho hidráulico se faz presente e notadamente demonstra como esses belos mosaicos garantiam beleza.

Atualmente o ladrilho hidráulico voltou ao gosto das pessoas e continua fazendo grande sucesso. Sua durabilidade, forma de confecção e características continuam as mesmas e isso significa que os que optarem por essas peças terão em sua residência um produto durável e que não vai requerer manutenção por um bom tempo.

A referência histórica é um atrativo a parte que certamente fará muito sucesso onde quer que seja empregada.

 

Em breve teremos post para outras cidades brasileiras.

 

Fonte das imagens: Gazeta do Povo.

5/5 - (1 vote)