Piso tátil de concreto: onde utilizar?

Piso tátil de concreto: onde utilizar?

2 de janeiro de 2019 0 Por Mosaicos Amazonas

O piso tátil de concreto é a escolha de muitos no momento de fazer o planejamento urbano de um espaço. De fato, as vantagens são inúmeras e a implantação de sinalizadores melhora a acessibilidade dos ambientes urbanos.

 

E agora, onde exatamente o piso tátil de concreto precisa ser implantado? É exatamente essa a questão que vamos responder! Ao final da leitura, você entenderá tudo sobre sinalizações táteis e locais de instalação!

 

Para que serve o piso tátil de concreto?

 

O piso tátil de concreto apresenta uma diferenciação de relevo e cor, para auxiliar na locomoção de pessoas com deficiência visual pelos espaços da cidade. Ele é elaborado para se destacar em meio à superfície.

 

Existem dois tipos de piso tátil, com funções específicas. O piso de alerta é disposto em formato circular, e tem o objetivo de sinalizar a existência de obstáculos ou desníveis no caminho. Já o piso direcional acompanha a sentido do caminho, e serve para indicar os melhores trajetos.

 

 

Onde utilizar o piso tátil de concreto?

 

De acordo com a legislação, todos os espaços urbanos precisam de um piso tátil. Os responsáveis pelo planejamento podem optar por diferentes materiais no momento da instalação.

 

Entretanto, o piso tátil de concreto é indicado para alguns casos específicos. Como o material é resistente, é indispensável que sua colocação seja prioridade em locais de grande movimentação.

 

Você também deve integrar esse produto aos pisos que já são de concreto. Se você escolher um piso tátil de outro material, há a possibilidade de ter uma diminuição da aderência à superfície.

 

Algumas possibilidades para o piso tátil de concreto são:

 

  • Praças públicas
  • Calçadas
  • Parques
  • Saídas de comércios ou empresas
  • Pátios

 

Quais são as vantagens do piso?

 

A escolha do piso tátil de concreto traz inúmeras vantagens ao espaço. Confira as principais delas abaixo e invista nas opções corretas.

 

Resistência do material

O piso tátil de concreto é mais resistente em comparação com outros materiais. Ele é fixado à superfície de maneira mais aprofundada, o que garante boa aderência à estrutura inicial.

 

Além disso, o concreto é um material espesso e duro. Isso permite ter uma grande circulação de pessoas e veículos sem que a sinalização seja prejudicada.

 

As cores da pedra também são resistentes a impactos e ao atrito. Esse é um elemento importante para que o sinalizador não se apague com a passagem pelo espaço.

 

Por fim, o preço da manutenção diminui, devido ao tempo de resistência do piso.

 

Diferentes tamanhos e modelos

O concreto é um material que pode ser feito em diferentes tamanhos. Você encontrará as mais diversas dimensões para piso tátil. Existem opções de 20X20 cm a 40X40 cm, por exemplo.

 

Os modelos também são importantes. Geralmente, os pisos táteis de concreto são feitos na cor amarela, mas você pode pedir sinalizações pintadas de azul, vermelho, branco, cinza, grafite e até preto.

 

Não se esqueça de tomar cuidado com esses detalhes. A medida deve ser precisa para encaixar na superfície, e as cores são necessárias para chamar a atenção e diferenciar os pisos.

 

Integração ao piso normal

Muitas pessoas possuem a impressão de que os pisos táteis podem descolar. De fato, se o material não for muito forte, o descolamento é uma possibilidade.

 

Esse é um dos motivos para escolher o concreto como material das sinalizações. Devido à durabilidade, o piso vai demorar a apresentar as primeiras falhas. A expectativa de vida é realmente alta.

 

A instalação do piso não é complicada e não demanda tempo. É uma opção bem mais fácil em comparação com outros materiais disponíveis no mercado.

 

Conclusão: Agora ficou fácil saber onde utilizar, certo?

Lembre-se de pesquisar pelos melhores modelos de piso tátil de concreto. Eles podem ser fabricados em diferentes formatos e tamanhos para se adequar à superfície. Não deixe de cumprir com a lei e faça a instalação rapidamente!

 

Não deixe de visita o site da loja e consultar outras dicas aqui no blog.

Rate this post