Como aplicar ladrilho hidráulico decorado

Como aplicar ladrilho hidráulico decorado

28 de maio de 2018 0 Por Mosaicos Amazonas

Com a popularização do ladrilho hidráulico, é muito comum observamos algumas dúvidas sobre os inúmeros modelos que são disponibilizados no mercado.  Inclusive, algumas pessoas acreditam que exista um modelo “decorado”, o que não é totalmente verdade.

 

O que acontece é que o ladrilho hidráulico vem de fábrica com algumas cores e com alguns padrões. Com essa característica diferente, alguns indivíduos imaginam que esses modelos já são decorados, quando na verdade, esse tipo de ladrilho é uma peça decorativa.

 

Sendo muitas vezes apenas um detalhe de nomenclatura, é interessante mencionar que é possível atingir grandes resultados com esses ladrilhos. Sendo muito versátil, sua popularização é justificada pelas variadas possibilidades de decoração.

 

Podendo criar composições retrô e modernas, muitos estão em busca desse ladrilho para conseguir um resultado marcante e com poucos gastos.

 

No post de hoje, nós falaremos sobre como você pode aplicar o ladrilho hidráulico “decorado” na sua casa! Pronto para saber mais sobre o assunto? Continue a sua leitura!

 

Descubra os melhores cômodos para utilizar esse ladrilho

 

Atualmente cada vez mais arquitetos e decoradores estão utilizando o ladrilho hidráulico no desenho de novos interiores. Antes, a utilização desse ladrilho era basicamente reservada para áreas externas e para a cozinha, no entanto, seu uso atualmente está mais amplo.

 

Salas de estar e quartos, por exemplo, hoje recebem uma versão mais “atualizada” da peça que foi criada no século XIX, como uma substituição elegante para a custosa e dificultosa cerâmica, que naquele período, era mais frágil.

 

O ladrilho hidráulico também substituiu as antigas peças de mármore que eram muito utilizadas pela realiza e pela nobreza. Com o passar dos anos e com o know-how de fabricação mais difundido, seu uso chegou até as casas de homens e mulheres do povo.

 

Falando especificamente dos cômodos de utilização, a verdade é que não existe resposta correta: praticamente toda sua casa, incluindo banheiros e quartos podem se beneficiar desse tipo de ladrilho.

 

A ressalva fica para todo o conceito do ambiente, que preferivelmente, deve ser realizado por um profissional da área de decoração. Saiba que os móveis e as cores do piso, do teto e das paredes possuem uma grande atuação para a viabilidade dessas peças em um ambiente.

 

Fora isso, devemos mencionar que com a tecnologia moderna é possível fabricar ladrilhos hidráulicos com praticamente qualquer padrão que podemos imaginar. O que mais uma vez, ressalta a versatilidade de uma peça que resiste com o passar dos anos.

 

Como é feita a aplicação desses ladrilhos?

 

A aplicação do ladrilho hidráulico é semelhante ao dos outros modelos que existem no mercado. Uma vez que o contrapiso está devidamente instalado e nivelado, basta utilizar argamassa (com um pouco de pó de cimento) para fazer o assentamento das peças.

 

Uma das maiores diferenças da aplicação fica após o assentamento da peça: o ideal é que não sejam utilizados martelos de borracha ou até mesmo silicone para que o revestimento não seja danificado.

 

Muitos profissionais utilizam uma pequena peça de madeira para realizar pressão no ladrilho, para que dessa forma, ele fique “colado” na estrutura desejada.

 

No final do assentamento, algumas pessoas optam por uma aplicação fina de resina para impermeabilizar todos os ladrilhos, o que ajuda a garantir uma maior vida útil das peças que acabaram de ser instaladas.

 

A impermeabilização também protege os ladrilhos de possíveis manchas, entre uma infinidade de outros problemas que podem acontecer devido a umidade natural de um ambiente. Quanto ao rejunte, esse é aplicado (em média), após 24 horas da aplicação da resina.

 

Lembrando que, todo esse procedimento é realizado em peças autenticas, ou seja, aquelas que ainda utilizam o processo de fabricação antigo. Atualmente, existem ladrilhos hidráulicos que são confeccionados em vários materiais diferentes.

 

Normalmente, os novos ladrilhos são em porcelanato (ou semelhantes) e apresentam somente uma fina camada de tinta que se assemelha aos ladrilhos “originais” do século XIX. Para esses casos, a aplicação é ainda mais simples, não havendo necessidade da utilização de resina para finalizar todo o processo.

 

Qualquer pessoa pode fazer a aplicação dos ladrilhos hidráulicos?

 

A aplicação dos ladrilhos hidráulicos pode ser realizada por qualquer pessoa que possua experiência com esse tipo de serviço. Para aqueles que nunca aplicaram um ladrilho ou piso anteriormente, a instalação das peças não é recomendada.

 

Em grande parte essa recomendação é fundamentada na necessidade de uma expertise para realizar o contrapiso nivelado, que, se for mal construído, pode causar grandes problemas posteriores na área trabalhada.

 

No caso de bolhas de ar, por exemplo, parte dos pisos podem estufar ou quebrar com o tempo. E na falta da aplicação (correta) da resina, os ladrilhos podem durar um tempo menor do que o esperado, o que pode não ser o efeito desejado – como curiosidade, saiba que algumas pessoas optam por um estilo mais “desgastado”, que também é comumente chamado (ou reconhecido) de vintage, em grande parte, esse estilo é combinado com uma composição retrô.

 

E a manutenção? É difícil?

 

Quanto a manutenção dos ladrilhos hidráulicos, saiba que não é exigido mais do que uma simples lavagem com água e detergente neutro. A utilização de sapólio ou de quaisquer outros materiais abrasivos (ou ácidos) não é recomendada para que a durabilidade de todas as peças sejam maior.

 

Para áreas externas que podem estar sob risco da proliferação de fungos, o recomendado é uma simples limpeza com água e hipoclorito de sódio – que é popularmente conhecido como água sanitária – para a eliminação da proliferação de seres indesejáveis.

 

No caso da quebra de algum ladrilho, a “regra de ouro” se aplica: deve-se guardar uma pequena quantidade de peças extras para que a reposição possa ser efetuada no futuro. Essa pequena “regra” não é exclusiva para os ladrilhos hidráulicos, mas certamente é de profunda importância, principalmente para aquelas pessoas que apresentam modelos customizados e únicos.

 

Para quem aplicou os ladrilhos em porcelanato ou em outros materiais mais resistentes, a limpeza é semelhante, e quanto as peças sobressalentes, o mesmo se aplica.

 

Com todas essas dicas e informações acreditamos que a maioria das suas dúvidas tenham sido solucionadas sobre essa “nova” e fantástica peça de decoração.

 

Gostou do nosso conteúdo de hoje sobre ladrilhos hidráulicos decorados? Comente abaixo sua opinião!

Rate this post