Como combinar ladrilho hidráulico

Como combinar ladrilho hidráulico

20 de junho de 2018 0 Por Mosaicos Amazonas

O ladrilho hidráulico é uma peça muito usada para o revestimento de ambientes tanto internos quando externos e sua versatilidade vai desde a sinalização tátil – para pessoas que possuem baixas ou nenhuma visão, revestimentos de paredes e pisos e até mesmo a decoração de diferentes ambientes. Veja abaixo dicas de como combinar ladrilho hidráulico.

A grande vantagem dessa peça advém da sua fabricação artesanal, o que permite a criação de diversas estampas e elementos decorativos, de acordo com o desejo e as tendências de decoração do mercado.

Para quem está buscando dicas de decoração e como combinar ladrilho hidráulico com a renovação da sua casa, separamos algumas dicas – como cores, combinação com outros revestimentos, acabamentos luxuosos, profissionais que podem ajudar e muito mais, confira a seguir:

 

  • Detalhes Retrô

Para quem gosta de detalhes a moda antiga, o ladrilho hidráulico é um dos revestimentos mais completos para compor a decoração. Desde pequenas aplicações nas paredes ou no chão até uma cobertura completa, existem milhares de jogo com cores sempre em tons mais escuros e opacos, como é o exemplo do bege, terracota e marrom.

Este tipo de revestimento é bem comum nas construções feitas no Brasil Colônia. Algumas delas podem ser observadas ainda nos dias atuais, como a Confeitaria Colombo – no Rio de Janeiro. Sua aceitação se deve ao fato do custo reduzido, pois sue principal ‘concorrente’ na época era o mármore, que apresentava preços bem superiores.

canfeitaria colombo rio de janeiro

Confeitaria Colombo – Rio de Janeiro. Fonte: Pinterest

Em ambientes externos, como churrasqueiras e cozinhas, este tipo de decoração são mais fáceis de combinar e harmonizar com os demais itens.

Cozinhas:

ladrilho preto e branco na cozinha

Fonte: Pinterest

Churrasqueiras:

churrasqueira ladrilho

Fonte: Pinterest

 

  • Sofisticação e luxo

Já para quem buscar opções de revestimento que dão um acabamento mais sofisticado ao ambiente, mas que não custe muito caro, o ladrilho hidráulico aparece como uma boa opção nas estampas em que o bicolor – branco e preto se sobressaem, o acabamento envernizado também pode salientar ainda mais a peça. Vale ressaltar que o acabamento mais sofisticado pode ser utilizado tanto no chão quanto nas paredes e basta levar em conta a combinação de cores e acabamento das peças.

Como o ladrilho hidráulico pode ser utilizado em qualquer ambiente, tanto interno quanto externos, para o acabamento mais luxuoso é indicado que o revestimento seja feito em ambientes internos.

ladrilho hidráulico bandeirinha

Fonte: Pinterest

 

  • Mosaicos de ladrilho hidráulico

Os mosaicos podem até mesmo ter elementos dos dois itens anteriores, porém é classificado como uma categoria de decoração pela sua versatilidade de combinações, estilos e também de materiais utilizados. Nas cores, vale tudo, desde cores quentes – como é o caso do vermelho e laranja; até as cores mais frias – como o azul e verde. Porém, é sempre utilizado uma cor neutra no fundo do mosaico para que a combinação de cores seja mais harmônica.

Devido ao modo artesanal de fabricação do ladrilho hidráulico, os mosaicos funcionam como uma peça de decoração que agrada muitas pessoas quando o assunto é design de interiores.

tapete ladrilho

Fonte: Pinterest

 

  • Decoração de ambientes externos

A grande versatilidade de ladrilho hidráulico permite que esse revestimento seja utilizado também em ambientes externos, como jardins, churrasqueiras e quintais.

area externa com ladrilho hidráulico

Fonte: Pinterest

Uma dica importante para quando esse revestimento foi utilizado em ambientes ao ar livre é o cuidado com a impermeabilização e sua manutenção que deve ser feita quinzenalmente para garantir que o aspecto bonito e a durabilidade da peça. Para combinação e cores vale tudo e vai de acordo com a preferência e também decoração do ambiente.

 

  • Como combinar ladrilho hidráulico: cores?

Como já foi dito, o ladrilho hidráulico é um revestimento bastante dinâmico e versátil, e quando o assunto são as cores, tudo é válido, porém, é preciso ressaltar que como o cimento é a matéria prima do revestimento, as cores acabam perdendo o acabamento envernizado e ganhando tons opacos – até mesmo em tons pastéis. Levando isso em consideração, tudo é válido para a combinação de cores e que tudo vai depender da preferência e estilo do consumidor.

cores ladrilho

Fonte: Pinterest

Para aumentar a durabilidade da peça e devolver o acabamento mais envernizado para o material, a peça recebe uma cama de revestimento e que logo após isso deve ser mantida quinzenalmente para garantir a manutenção correta do revestimento, seja da parede ou no chão.

molde de ladrilho hidráulico

Fonte: Pinterest

 

  • O uso do ladrilho hidráulico com outros revestimentos

Como o ladrilho hidráulico pode ser utilizado em paredes ou chão, é comum que ele seja combinado com diferentes tipos de revestimentos, como azulejos, mármore e porcelanato.

Para que essa combinação funcione bem, tudo vai depender da escolha decorativa e também do ambiente que está decorado, mas assim como nas cores, tudo é válido desde que o cliente deseje e ache que a decoração é válida.

Essa combinação de revestimentos é comum, visto que o detalhe decorativo do ladrilho hidráulico é usado apenas em detalhes como uma parte do piso ou uma parede que se destaca no ambiente para diferenciação.

 

  • Como usar ladrilho hidráulico na decoração?

Para usar o ladrilho hidráulico na decoração de ambientes, você poder contar com o projeto de um arquiteto ou design de interiores, porém para quem deseja idealizar a própria decoração, também pode ser feito sem problemas, basta buscar uma loja ou estabelecimento onde você poderá comprar o ladrilho hidráulico e outros revestimentos conforme desejar. O que vale é a imaginação.

 

Veja mais dicas de decoração aqui e não deixe de visitar a nossa loja virtual.

 

5/5 - (1 vote)