Ladrilho hidráulico: o charme da cozinha

Ladrilho hidráulico: o charme da cozinha

25 de maio de 2018 0 Por Mosaicos Amazonas

O ladrilho hidráulico está se tornando rapidamente o “coringa” da decoração. Sendo muito utilizado em cozinhas, é possível atingir grandes resultados sem fazer nenhuma modificação drástica no ambiente.

 

Em muitos casos, também não há a necessidade de fazer grandes mudanças no esquema de cores, o que é excelente para quem almeja gastar “pouco” — dependendo do preço e modelo do ladrilho — e conquistar um grande resultado na revitalização da sua cozinha.

 

E como se não fosse o bastante, o ladrilho hidráulico também permite que você consiga atingir um estilo retrô ou um estilo moderno, dependendo da combinação de cores e de móveis que você utiliza no ambiente.

 

No post de hoje, nós falaremos um pouco mais sobre essas dicas e algumas outras que farão com que você consiga deixar sua cozinha charmosa em pouquíssimo tempo!

 

Pronto para saber mais a respeito? Continue a sua leitura até o fim!

 

Antes de escolher, inspire-se em outros ambientes

 

A primeira dica fundamental para uma decoração bem feita é a certeza do que você quer. Como essa peça de decoração é muito versátil, existem mil e uma possibilidades para revitalizar a área escolhida.

 

Portanto, o recomendado é que você saiba exatamente o que você procura antes de começar com as suas modificações. Escolher cores e estilos antes de iniciar pode parecer uma dica simplista, mas saiba que é muito comum se deparar com projetos que são realizados “em tempo real”.

 

Muitas pessoas vão fazendo suas escolhas conforme as modificações vão acontecendo, e o resultado quase sempre é o mesmo: um ambiente desconexo e com pouca semelhança com aquilo que era esperado.

 

Para evitar essa temível frustração, tire um tempo para avaliar as suas principais escolhas. Inspire-se em bons ambientes e anote tudo aquilo que te chama atenção. Se pergunte sobre a combinação de cores utilizada (tanto nas paredes quanto no piso e no teto), e veja qual o estilo predominante dos móveis escolhidos.

 

Por “via de regra”, cores pastéis e mais escuras garantem um ambiente mais moderno e minimalista. Já as cores mais claras, como o branco, por exemplo, garantem um estilo mais clássico e retrô.

 

Todavia, saiba que toda regra tem exceção: a nossa recomendação acima é básica e serve como ponto de partida para que você consiga partir de alguns princípios na hora começar a decorar.

 

Para aqueles que possuem orçamento limitado, o ideal é que você pesquise por ambientes que são semelhantes ao seu. Se realizar grandes obras e comprar novos móveis não faz parte dos seus planos, recomendamos que você visualize pelas mudanças mais básicas.

 

Como o nosso texto é focado em cozinhas, tente combinar as cores já tendo em mente os seus eletrodomésticos e a sua mobília de parede. As cores das panelas e dos utensílios domésticos também são fundamentais para quem busca um estilo ainda mais elegante.

Qual ladrilho hidráulico escolher?

 

Agora com uma ideia mais próxima daquilo que você pretende com sua decoração, chegou a hora de finalmente escolher o ladrilho que mais corresponde com o seu desejo.

 

Se você já está no mercado em busca de uma opção, certamente já conseguiu visualizar inúmeros modelos que são confeccionados em materiais diferentes. De maneira semelhante, o preço também varia de acordo com sua escolha.

 

Como são dezenas de opções e várias possibilidades de orçamentos diferentes, o nosso foco será apenas nas mudanças estéticas. Contudo, saiba que não é totalmente necessário que você escolha pelos modelos mais caros para atingir um bom resultado.

 

Sendo assim, sinta-se confortável para escolher aquilo que cabe no seu orçamento e que é realmente ideal para o seu estilo de decoração.

 

Saiba que na cozinha, é possível até mesmo decorar somente pequenos pedaços da parede que envolvem somente os balcões e a pia, por exemplo.

 

Veja abaixo algumas das nossas principais dicas com relação a escolha de um ladrilho hidráulico!

 

Opções para quem busca modernidade na cozinha

 

Se o seu objetivo é um estilo moderno, opte por ladrilhos que apresentam padrões minimalistas. Quanto menores os detalhes, melhor.

 

As cores também são um ponto importante. Para quem quer modernidade, até duas cores é o suficiente. Lembre-se que ambientes modernos normalmente apresentam menos detalhes e uma maior composição geral.

 

A utilização dos ladrilhos hidráulicos em poucos locais também é recomendada. Inclusive, vemos muitas vezes somente uma parede que utiliza essas peças, o que cria um painel decorativo desejável para quem almeja dar foco e atenção para outros itens, como a mobília ou os eletrodomésticos.

 

Opções para quem busca um estilo retrô na cozinha

 

Para quem quer um estilo mais retrô, o inverso é verdadeiro: quase sempre há necessidade de utilizar os ladrilhos hidráulicos em mais de um local. Tanto o piso como as paredes podem se beneficiar dos padrões, que nesse caso, deve ser mais chamativo e detalhado.

 

A utilização de várias cores no ladrilho é muito bem vinda. Painéis coloridos podem ser criados para criar aquele tradicional estilo das casas mais antigas. Nas paredes em que não há utilização dos ladrilhos, cores sólidas são bem-vindas e até mesmo indicadas.

 

O branco, para este caso, é o coringa. Inclusive, é possível ver inúmeros exemplos na internet em que a cor branca é utilizada em conjunto de lindos padrões coloridos, tanto na parede, quanto no chão.

 

E para quem deseja autenticidade total, saiba que só é possível atingir esse resultado com a utilização de ladrilhos hidráulicos que seguem o processo de produção tradicional.

 

Esses modelos normalmente possuem como matéria-prima o cimento, em contrapartida da cerâmica. Existem companhias especializadas que ainda realizam o mesmo processo de fabricação do século passado, todavia, o preço tende a ser mais alto.

 

Como ponto positivo, existe a possibilidade de customização dos padrões e das cores utilizadas em cada ladrilho: que no seu processo tradicional de confecção, é fabricado de maneira unitária, peça por peça.

 

E como detalhe especial, não se esqueça que as cores mais chamativas dos eletrodomésticos antigos dão um charme especial. Tanto o azul claro (ou azul bebê, como algumas pessoas preferem chamar) quanto o vermelho apresentam uma grande possibilidades de refinamento da composição do ambiente.

 

Seguindo essas dicas, você conseguirá deixar sua cozinha charmosa e com um clima aconchegante. Não se esqueça de se atentar para todos os detalhes que citamos que a sua decoração conseguirá trazer o resultado que você espera!

Gostou do nosso conteúdo sobre Ladrilho Hidráulico na cozinha? Não deixe de comentar o logo abaixo!

Confira mais dicas aqui no nosso blog.