Ladrilho na cozinha: confira alguns ambientes

Ladrilho na cozinha: confira alguns ambientes

13 de junho de 2018 0 Por Mosaicos Amazonas

Os séculos XIX e XX foram marcados pelo Movimento Modernistas que trouxe impactos sobre vários a cultura existente na época ao mesmo tempo que em surgia como uma opção de revestimento o ladrilho hidráulico.

Confira algumas dicas de aplicação de ladrilho na cozinha.

ladrlho detalhe

Ladrilho hidráulico na cozinha. Fonte imagem: Terra

Essas peças fizeram grande sucesso por serem bem mais baratas que o mármore que era o item mais usado na época. Inicialmente os bizantinos utilizavam o ladrilho para criar mosaicos onde expressavam a sua fé e religiosidade.

Com o tempo a beleza e versatilidade desse item fez com que muitos nobres passassem a utiliza-lo para adornar seus palacetes. O ladrilho permaneceu em uso por muito tempo e ficou conhecido na Rússia, Inglaterra e inclusive Brasil

No Brasil a peça chegou trazida pelos italianos e foi muito utilizada em mansões, igrejas e prédios que hoje servem como instituições públicos, universidades, museus e outros.

A beleza dos ladrilhos é capaz de transformar ambientes e trazer vida a paredes e pisos e atualmente continua sendo muito utilizado, inclusive como uma referência histórica ao momento de seu surgimento.

Neste artigo vamos falar sobre as várias possibilidades de usar o ladrilho em sua cozinha e as vantagens que se obtém com essa excelente escolha.

Vantagens e benefícios ao escolher ladrilho hidráulico para a cozinha

A cozinha é um ambiente muito importante da casa e requer que seja utilizado um revestimento meio termo entre o liso e o rugoso.

Ladrilho na cozinha

Ladrilho na cozinha do BBB 17 – Fonte imagem: GShow

Isso se explica facilmente quando nos atentamos ao fato de que um piso liso oferecia risco de escorregões e consequentemente quedas e por outro lado o piso rugoso sugere o acumulo de sujeira originada da gordura vinda do fogão.

Dessa forma o ladrilho hidráulico torna-se uma excelente escolha para ser utilizado tanto nas paredes como no piso de uma cozinha. Veja na sequência outras grandes vantagens do uso desse item em seu projeto:

  • Durabilidade – Ainda que usado em ambientes com grande circulação de pessoas, o ladrilho hidráulico é muito resistente. Inclusive sua resistência se estende quando submetido a ambientes úmidos como é o caso das regiões próximo a pia.
  • Fácil de limpar – O ladrilho hidráulico requer somente água e sabão neutro para realização da sua limpeza rotineira e isso facilita muito a vida de quem tem uma rotina corrida e deseja otimizar seu tempo nos cuidados da casa.
  • Possibilidade de combinação com outros elementos – As peças podem ser facilmente combinadas com a madeira, o gesso, porcelanato e outros itens que venham a compor o ambiente. Isso gera uma infinita gama de possibilidades.
  • Combinações únicas e exclusivas – As combinações que podem ser geradas pelas peças permitem a obtenção de decorações únicas e exclusivas, pois dificilmente haverá um ambiente igual.

Independente do estilo escolhido de cozinha escolhido, o ladrilho hidráulico será um excelente aliado para deixar esse ambiente aconchegante e cheio de personalidade.

Possibilidades e tendências para a sua cozinha

Você já sabe que o ladrilho pode ser utilizado no piso, paredes, bancadas e até nos móveis da cozinha. Suas estampas coloridas e variadas permitem criar combinações com os demais itens presentes no ambiente e vamos te apresentar algumas possibilidades para transformar esse ambiente em um dos seus preferidos da sua residência.

Painéis

As peças permitem abusar das cores e misturar tons e sobre tons. Uma ideia que pode ser muito interessante é criar painéis sobre a bancada da cozinha e criar detalhes onde serão pendurados utensílios.

Tapetes com formas geométricas

O revestimento pode ser facilmente combinado com os móveis e demais acessórios existentes no ambiente e dessa forma podem resultar em estilos únicos que vão desde o retro até a algo mais despojado.

ladrilho hidráulico geometrico

Ladrilho hidráulico geométrico – fonte imagem: Casa de Valentina

Parede de impacto

Algo que é muito utilizado são as paredes e salas conjugadas. Nesses ambientes podemos abusar da criatividade para tornar o local mais agradável. Uma possibilidade é misturar cores criando um painel multifacetado que passa a impressão de obra de arte. Tal elemento causa impacto de imediato aos que ali chegam.

ladrilho centro

Ladrilho na parede da cozinha. Fonte imagem: Viva Decora

Combinação de estampas

Algo que pode ser muito interessante é usar ladrilho no piso e na parede, porem em cores diferentes que se impactam, mas que conversam entre si. Dessa forma obtém-se exclusividade e uma cozinha original e cheia de estilo.

ladrilho hidráulico parece

Ladrilho com estampas diversas – Fonte imagem: Google Imagens.

Detalhes

Independente do tamanho da cozinha, o que fará com que ela seja bonita e diferente é o revestimento e o capricho com os detalhes. É possível combinar elementos estampados com tons neutros criando detalhes muito charmosos.

detalhe em ladrilho hidráulico na cozinha

Detalhe geométrico na bancada da cozinha. Fonte imagem: Viva Decora

Estilo antigo

Algo que cai muito bem é combinar o antigo com o contemporâneo. Uma ideia é usar um elemento de cada época de forma que ambos conversem de uma forma harmoniosa. Tal escolha fugira do tradicional e resultara em uma cozinha bem diferente das que costumamos ver. Os mais ousados certamente vão se inspirar com essa ideia.

ladrilho cozinha antiga

Ladrilho na cozinha estilo antigo. Fonte imagem: Casa Vogue

Ladrilho para demarcar áreas

O ladrilho pode ser utilizado como uma forma de demarcar ambientes. Pode ser uma boa pedida para cozinhas conjugadas e espaços menores. Cria um efeito bastante interessante principalmente se as paredes são brancas ou em tons mais claros.

A infinidade de possibilidades torna o ladrilho hidráulico um item que continua sendo muito apreciado por pessoas de todos os estilos e gostos diferenciados.

A importância da escolha dos itens utilizados em sua cozinha

A escolha dos elementos que irão compor a sua cozinha é algo muito importante. É preciso considerar que uma obra é algo definitivo. Embora possam ser feitas reformar e mudanças, o interessante é fazer algo que seja apreciado e que possa permanecer pelo maior tempo possível sem que haja a necessidade de alterações.

Qualquer mudança em um cômodo pode significar a inutilização do ambiente por determinado período, gasto com mão de obra e matéria prima e muito transtorno.

Bastante importante ressaltar que o uso do ladrilho hidráulico não se restringe a cozinha. Seu uso pode ser empregado em todos os ambientes da residência, inclusive garagens, calçadas e rampas de acesso.

Mesmo em locais abertos e expostos a chuva, o ladrilho hidráulico é uma ótima escolha para compor a decoração e trazer muito mais vida, beleza e sofisticação para qualquer que seja o ambiente.

Fonte imagem da capa: Blog Kazapronta.

 

 

5/5 - (2 votes)