Piso tátil para áreas externas

Piso tátil para áreas externas

31 de maio de 2018 0 Por Mosaicos Amazonas

O piso tátil é um material bem versátil quando o assunto revestimento para áreas externas são diversas aplicabilidades e também estilos que servem para todas as necessidades.

Pensando nisso, reunimos as principais aplicabilidades de piso tátil para área externa, confira a seguir:

  • Calçadas

De acordo com a Lei de Acessibilidade Nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, todas as calçadas devem conter piso tátil de sinalização para os portadores de necessidades especiais, como a visão reduzida ou até mesmo para pessoas com crianças de colo ou acima de 60 anos.

Ainda de acordo com a Lei, todos os estabelecimentos comerciais – públicos ou privados, devem se adequar as normas, porém isso ainda leva tempo.

Piso tátil na calçada

Fonte: Pinterest

Na imagem acima podemos perceber como uma calçada deve ser idealmente construída com o uso do piso tátil. A cor do ladrilho hidráulico (amarelo) se destaca dos demais utilizadas na calçada e também representa a linearidade do pavimento que não apresenta desníveis ou interrupções – situações que deveriam ser informadas.

Para que o piso tátil da calçada seja aplicado da maneira correta, existem especificações que precisam ser seguidas para que os deficientes visuais possam se orientar da maneira adequada, algumas dessas especificações são:

 

Piso tátil na calçada esquina

Fonte: Acessibilidade na prática – Divulgação

 

  • Rampas de acessibilidade

As rampas de acessibilidade são outros elementos também previstos na Lei de Acessibilidade e precisam ser instaladas em estabelecimentos comerciais que possuem escadas ou degraus para ter acesso ao local.

Rampa de acessibilidade

Fonte: Acessibilidade na prática – Divulgação

 

O grande problema dessa necessidade é que muitas pessoas acabam construindo rampas sem o mínimo de planejamento e elas acabam ficando muito íngreme e consequentemente inutilizáveis.

Além disso, quando o assunto é piso tátil e rampas de acessibilidade, esses elementos se combinam para sinalizar a área onde o desnível na rampa tem início, para as pessoas com visão reduzida ou até mesmo inexistente.

Para evitar erros na construção e adaptação das rampas de acessibilidade, existem normas e padrões que devem ser seguidos, assim é possível garantir que a obra seja realmente utilizável. No desenho a seguir, você confere algumas das exigências previstas nas normas quando o assunto é piso tátil em rampas de acessibilidade:

 

Piso tátil em um corredo com corrimão de inox

Fonte: Acessibilidade na prática – Divulgação

  • Pontos de transporte público

 

Quando falamos de pontos de ônibus  e entradas para as estações de metrô, os pisos táteis também desempenham um papel fundamental na sinalização para as pessoas com deficiência.

Esses locais para quem não enxerga podem facilmente passar despercebidos, e é por isso que a utilização adequada do ladrilho hidráulico como piso tátil pode fazer a diferença e facilitar muito a vida dos portadores de necessidades especiais.

Na imagem abaixo é possível perceber como deve ser o usado o piso tátil na sinalização de pontos de ônibus:

 

Ponto de ônibus com piso tátil

Fonte: Karla Cunha

Ainda não são todos os pontos da cidade brasileira que estão aptos a receber este tipo de sinalização, pois muitos ainda precisam passar por um processo de revitalização e reformas, porém a expectativa é que todos os pontos estejam adaptados nos próximos cinco anos de acordo com o Governo Federal.

 

Este tipo de sinalização em pontos de transporte público é de total responsabilidade das prefeituras, por isso, não acabe a iniciativa privada reformar estes locais. Para acelerar o processo na sua cidade, você pode entrar em contato com a Câmara dos Vereadores e propor em audiências abertas, que a reforma se torne um projeto de Lei também em nível municipal, isso pode acelerar o processo.

 

  • Rampas nas calçadas

As rampas das calçadas, infelizmente, não facilmente encontradas em todos as cidade do país, porém são de grande importância quando o assunto é sinalização.

Esse tipo de rampa permite que PNE’s – Portadores de Necessidades especiais, consigo se locomover com mais independência nos espaços públicos da cidade, sobretudo, os cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida.

Como essas rampas representam um desnível na calçada, os pisos táteis precisam ser usadas como sinalizadores de que existe uma mudança no solo para as pessoas que não enxergam ou enxergam parcialmente.

piso tátil na rampa

Fonte: Acessibilidade na prática – Divulgação

Na imagem acima é possível notar também onde devem ser colocados os pisos táteis de alerto e como esses devem estar em relação a sarjeta e a guia da calçada.

 

É importante salientar que a calçada – apesar de ser um espaço público, é de responsabilidade do dono do imóvel, por isso, quem possui um estabelecimento comercial ou residência próximo a esquinas ou faixas de pedestre precisará arcar com os custo da adaptação do solo.

Entre as especificações para a construção ou revitalização de rampa de acessibilidade nas calçadas estão:

tamanho piso tátil

Fonte: Acessibilidade na prática – Divulgação

Na imagem acima é possível notar também onde devem ser colocados os pisos táteis de alerta e como esses devem estar em relação a sarjeta e a guia da calçada.

  • Entrada de veículos

Esse é outra aplicabilidade do piso tátil, que apesar de pouco utilizada, é importante na hora de sinalizar a entrada e saída de veículos em guias rebaixadas – recurso muito utilizado em estacionamentos e estabelecimentos.

Para quem possui baixa visibilidade um lugar com movimentação de veículos pode se tornar perigoso, sobretudo quando falamos de calçadas, por isso, o piso tátil é utilizada como uma sinalização dessa movimentação, assim o portador de necessidades especiais consegue ficar atento e não se acidentar nessas situações, o que infelizmente é comum.

 

Piso tátil na entrada garagem

Fonte: Acessibilidade na prática – Divulgação

Na imagem acima é possível perceber a sinalização que mostra onde existe o tráfego de veículos.

piso entrada da rampa de garagem

Fonte: Acessibilidade na prática – Divulgação

É fundamental que existam todas as sinalizações mostradas, para que assim, o direito de ir e vir da população não seja prejudicado – ou até mesmo impossibilitado, pelo despreparo dos órgãos públicos e da iniciativa privada em construir cidades que não sejam projetadas para todos os cidadãos que nelas vivem.

Fique por dentro das últimas novidades do blog.

Produtos: acesso o site da nossa loja.

 

5/5 - (1 vote)