Sinalização acessível e sua importância na inclusão de pessoas PNE

Sinalização acessível e sua importância na inclusão de pessoas PNE

22 de junho de 2018 0 Por Mosaicos Amazonas

Naturalmente todos as pessoas precisam de cuidados básicos no dia a dia e isso se dá nas necessidades de se alimentar, dormir, realizar a higiene pessoal, se divertir e tantas outras atividades comuns no cotidiano.

Infelizmente para muitas pessoas essas tarefas e atividades comuns se tornam muito mais difíceis de serem executadas por possuírem alguma deficiência física. Nessas situações é necessário que sejam empregados uma série de cuidados extras para que sejam possíveis as atividades de rotina como tomar um simples banho.

Para que essas pessoas possam ter uma vida com acessibilidade é necessário que sejam implantadas medidas comumente chamadas de inclusão de pessoas com portadoras de necessidades especiais (PNE).

Imagine como é para uma pessoa que faz uso de muletas andar por ruas e avenidas que não possuem a menor adaptabilidade a sua condição. O mesmo ocorre com usuários de cadeiras de rodas.

Deficientes físicos encontram muita dificuldade para ter acesso ao transporte público, prédios e até mesmo para atravessar uma rua. Muito é preciso ser feito para mudar essa situação e facilitar a vida de milhares de brasileiros.

Mudanças e implementação da sinalização tátil

Para que ocorra um verdadeiro processo de inclusão para pessoas com deficiência é preciso que sejam trabalhadas uma série de adaptações, melhorias e condições que permitam melhores condições de vida.

Exemplos de medidas que proporcionam a inclusão são os seguintes:

  • Calçadas de avenidas e ruas bem conservadas para evitar o surgimento de danos como buracos e desníveis;
  • Rampas e calçadas com rebaixamento para cadeirantes;
  • Barras de metal e rampas de acesso em entradas, banheiros e todos os locais que necessitam de alertas para entradas de portadores de necessidades especiais;
  • Instalação de avisos sonoros em semáforos para facilitar e nortear a travessia de deficientes visuais;
  • Pisos táteis para alertar deficientes visuais.
  • Adaptações nos meios de transporte para facilitar o acesso de cadeirantes e usuário de muletas;
  • Casas, apartamentos e demais construções planejadas e adaptadas para pessoas com necessidades especiais.

Tais mudanças permitem que pessoas com dificuldades de locomoção encontrem meios para viverem com mais dignidade, independência e encontrem facilidade ao realizarem tarefas comuns do cotidiano.

O que é sinalização tátil

Apesar de ser algo muito importante, muitas pessoas ainda não sabem quase nada a respeito da sinalização tátil e sua importância na inclusão de pessoas PNE. A função desse tipo de sinalização é direcionar e alertar pessoas que possuem baixa visão e pessoas cegas. Nesses casos é comum o uso de bengalas que podem apresentar diversos tipos de modelos e padrões.

O piso serve como uma espécie de alerta, pois possui relevos sobre placas sobrepostas e integradas. O piso tátil tem função direcional e serve para proporcionar o senso de localização do PNE.

Além disso o piso tátil engloba outras importantes funções. Confira quais são eles:

  • Identificar perigos em potencial como desníveis no solo;
  • Orientar para que o deslocamento possa ser seguro;
  • Orientar quanto a mudança de direção alertando sobre mudanças na direção e possíveis opções dentro desses caminhos;
  • Função de orientar em relação ao uso correto de equipamento e serviços;
  • Permitir autonomia e qualidade de vida de pessoas com necessidades especiais.

A acessibilidade nos espaços de uso coletivo e privado das grandes cidades só podem aumentar se os cidadãos em conjunto com o poder público obtiverem a consciência de sua real necessidade.

A empatia para entender e perceber que pessoas portadoras de necessidades especiais existem e precisam viver com dignidade é respeito é fundamental para o processo de inclusão.

Sinalização tátil no piso

A legislação brasileira permitiu um grande salto na promoção da acessibilidade. Porém, a cobrança da população e a conscientização sobre o assunto são fundamentais para um convívio harmonioso saudável para todas as pessoas.

Ao contrário do que se pode pensar a sinalização tátil no piso pode ser feita com muita beleza e materiais próprios como é o caso do ladrilho hidráulico e piso tátil de PVC que pode ser facilmente empregado para esse fim.

O ladrilho hidráulico é geralmente usado em cozinhas, banheiros, piso, paredes e caem muito bem como decoração, mas ele também tem uma linha própria para sinalização tátil.

Sua durabilidade é um dos maiores benefícios e uma das vantagens que o tornam mais atrativo para ser usado como sinalização tátil. A grande variabilidade de modelos e tipos de pisos é outro detalhe muito bem-vindo.

O ladrilho hidráulico subdivide-se em dois grupos denominados de piso tátil direcional e piso tátil de alerta. Estes possuem diferenças entre si e estas consistem no seguinte:

  • Piso tátil hidráulico direcional – Esse tipo de piso em geral tem a textura formada por listras em alto relevo e sua aplicabilidade é muito útil em rampas e garagens com o objetivo de sinalizar a mudança de direção de um percurso.
  • Piso tátil alerta em ladrilho hidráulico – Esse modelo é usado como alerta e sinalização referente a mudança de direção de um percurso, alerta da existência de empecilhos no meio o trajeto. Estes empecilhos podem ser postes, canteiros entre outros. Muito utilizado em ambientes com grande fluxo de pessoas e obviamente haverá a presença de deficientes visuais.

O piso tátil é obrigatório por ser um item de segurança e mobilidade e por esse motivo é indispensável em locais de grande circulação de pessoas. Sem esse item uma pessoa PNE encontra muita dificuldade para empreender até mesmo pequenos trajetos.

Existe normas e especificações próprias que orientam sobre as medidas que devem ser seguidas na instalação do piso. Tais normas dos órgãos regulamentadores existem para que possa existir maior segurança no processo de acessibilidade das pessoas com deficiência.

Você pode baixar algumas normas e leis aqui no nosso site.

O piso tátil e sua importância para acessibilidade dos cegos

Os deficientes visuais são os maiores prejudicados com a falta de acessibilidade e os pisos são o principal motivo disso. Ou seja, um olhar mais cuidadoso para esse assunto é necessário para que a vida dessas pessoas possa ter mais qualidade no que diz respeito a locomoção.

As vantagens na utilização na sinalização tátil com ladrilho hidráulico é sua alta durabilidade e resistência. Dessa forma os desgastes provocados pelo tempo ocorrem de forma muito lenta e as manutenções são necessárias com menor frequência.

Portanto o custo beneficio desse investimento é considerado baixo porque reparos serão necessários após muitos anos de uso.  O ladrilho é extremamente resiste a água uma vez que seu processo de fabricação passa por uma etapa em que as peças ficam submersas por um longo período para só então encontrarem-se prontas para uso.

Utilizar o ladrilho hidráulico na sinalização tátil e sua importância na inclusão de pessoas PNE é uma excelente opção por todos motivos expostos.

 

Não deixe de visitas outras dicas no nosso blog e visitar nossa loja virtual.

5/5 - (1 vote)