Sinalização tátil e o seu objetivo

Sinalização tátil e o seu objetivo

29 de maio de 2018 0 Por Mosaicos Amazonas

A sinalização tátil tem recebido mais atenção nos últimos anos. Seu principal objetivo é facilitar o acesso para as pessoas que possuem algum tipo de deficiência, seja ela visual ou física. Esse tipo de sinalização está muito presente em rampas, escadas, corredores e corrimãos, justamente para situar o indivíduo de mudanças no ambiente.

 

Atualmente, cada vez mais condomínios, empresas e locais públicos são obrigados a seguir as novas regulamentações de inclusão social determinadas pelo governo. Desde o decreto 5296/2004, a acessibilidade tem sido vista como direito do cidadão, e não como funcionalidade ou questão facultativa de imóveis e outras áreas comuns de grande fluxo de pessoas.

 

Locais como shoppings, escolas, universidades, estádios, museus, rodoviárias, aeroportos, estações de trem (e metrô), ruas e avenidas e uma infinidade de outras áreas já estão seguindo as novas normas que entraram em vigor.

 

Em muitos casos, é possível encontrar detalhes em braille — outro tipo de sinalização tátil, só que em forma de escrita — para ajudar ainda mais aqueles que necessitam de maiores informações sobre o local.

 

Ao longo desse texto, nós abordaremos alguns dos principais tipos de sinalização tátil, assim como os objetivos pretendidos com cada uma delas. Ficou interessado no assunto? Não deixe de ler esse texto até o final!

 

O piso tátil e suas principais funções

  

O primeiro tipo de sinalização tátil que nós falaremos a respeito é o piso tátil. Inclusive, é provável que você já tenha visto esse tipo de piso em vários locais diferentes.

 sinalização tátil

Esse tipo de piso é facilmente reconhecido pelas suas marcações no chão. Normalmente, é possível ver um grupamento de “bolinhas” ou de “traços” que demarcam um caminho ou mudança no espaço em questão.

 

No caso dos pisos que possuem estruturas longilíneas (vulgarmente conhecidas como “traços”, que nós acabamos de mencionar), o objetivo é simplesmente informar que há uma espécie de caminho na calçada ou no seu local de fixação.

 

Esse tipo de piso tátil é chamado de direcional, e sua função é justamente direcionar um indivíduo por todo o percurso do ambiente. Sua estrutura é facilmente reconhecida, e suas cores sempre causam grande contraste com o ambiente em que ele está situado.

 

O segundo tipo de piso tátil é aquele que nós vemos vários círculos (ou “bolinhas”) fixadas no chão, também sempre com uma cor chamativa, que muitas vezes, chama mais atenção do que os pisos direcionais.

 Piso bolinha - sinalização tátil

Esse segundo grupo de piso é o que nós conhecemos de piso de alerta. Como seu nome sugere, o objetivo é alertar um indivíduo de alguma mudança brusca no ambiente. Mudança no nível da rua ou a existência de um degrau exige a utilização de uma dessas peças.

 

Muitas vezes, nós vemos esses dois tipos de piso utilizados em conjunto, para que a área seja mais funcional para aqueles que necessitam de maiores informações para conseguir se locomover com segurança.

 

Os anéis de sinalização em corrimãos

 

Outra sinalização tátil imprescindível são os anéis de sinalização em corrimãos. Eles podem ser em alumínio ou em plástico ABS. Esses sinais ajudam o deficiente a se locomover, conseguindo antecipar mudanças bruscas no percurso e o término do corrimão.

 

Esse elemento tátil é o suficiente para evitar acidentes para aqueles que necessitam de um auxílio maior para conseguir se locomover em áreas movimentadas ou de grande porte.

 

O mapa tátil e a sua principal funcionalidade

 

Um ambiente acessível deve ter um mapa tátil. Esses mapas são colocados em uma estrutura semelhante ao de uma tribuna. Lá, devem estar descriminadas todas as informações do local, com as rotas e com informações adicionais em braille.

 

O ideal é que não haja nenhuma interferência entre as informações e o indivíduo, e por essa razão, a tipografia e todos os dados sobre o local são apresentados da forma mais simples possível.

 

Tudo está disponível em alto relevo e com cores chamativas, justamente para facilitar o deficiente visual a conseguir se encontrar com independência e segurança. O braille deve obrigatoriamente estar presente no mapa.

 

Todas as áreas de grande importância também devem estar devidamente assinaladas nesse mapa.

  

A ABNT e o futuro da acessibilidade no Brasil

Lembrando que essas sinalizações táteis apresentadas são algumas das principais. A ABNT — Associação Brasileira de Normas Técnicas — é um dos órgãos públicos responsáveis pelas normas pertinentes a acessibilidade no Brasil.

 

Como pode ser percebido, cada vez mais são incluídos novos requisitos para que a inclusão social seja cada vez mais presente no cotidiano do cidadão brasileiro. Além dos locais públicos e privados, o transporte e outras áreas importantes também seguem padrões semelhantes de regulamentação.

 

No caso dos ônibus, por exemplo, há a necessidade da inclusão de elevadores para cadeirantes, além de um assento especial adequado para as pessoas que sofrem de alguma condição física que limita movimentos.

 

Elevadores especiais e outras inclusões também estão sendo requisito fundamental para novas instalações, o que garante ao brasileiro livre acesso aos mais variados locais.

 

Devemos ressaltar que a sinalização tátil deve conter — quase que obrigatoriamente — todos esses objetos descritos neste texto. Cada um desses itens complementa as áreas de maior importância de um ambiente que envolve acesso de um grande fluxo de pessoas.

 

Desde 2004, os esforços vem aumentando para que cada vez menos barreiras existam entre as minorias. Hoje, é possível observar impactos positivos nessas mudanças, uma vez que podemos observar em algumas cidades o maior número de deficientes que conseguem se locomover com maior independência e segurança.

 

Apesar de estarmos longe do ideal — que envolve calçadas niveladas e com utilização de piso tátil de concreto (a norma das cores permanece inalterada) —, é possível visualizar grandes avanços e um legado que tende a perdurar para as próximas gerações.

 

A acessibilidade é um direito de todos e é dever de cada brasileiro lutar pela igualdade. A previsão é que dentro de alguns anos o Brasil passe por uma reforma intensa dentro e fora das instituições públicas e comerciais para que cada vez menos barreiras existam na sociedade.

 

Esse foi o nosso post sobre Sinalização tátil e seu objetivo. Esperamos que com esse texto você tenha conseguido entender tudo aquilo de mais importante sobre esse assunto! Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais e ajude a espalhar essas informações para mais pessoas!

 

Fonte da imagem: Geometria in Foco

 

Rate this post